5 cuidados essenciais que você deve tomar com a moto

Poder adquirir uma moto é a realização de um sonho para muitas pessoas. Sentir o vento no rosto durante as viagens e a liberdade nas estradas já faz parte dos planos de muita gente. Por isso, é necessário conhecer alguns cuidados com a moto para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Neste artigo apresentamos alguns cuidados sobre sua conservação e precauções necessárias que prolongam a vida útil de sua moto. Aos amantes desse mundo sobre duas rodas, continuem conosco!

1. Verifique o sistema de freios com frequência

Sistema de freios em bom estado é sinônimo de segurança para o piloto. Tendo isso em mente, fica mais fácil de lembrar sobre a necessidade de estar sempre verificando pastilhas, lonas ou ABS de sua moto. Um erro comum cometido pela maioria das pessoas é deixar de substituir esses itens por um longo tempo.

A maior parte das pessoas que possuem motos as utiliza para o trabalho. Sua facilidade em condução para ambientes de tráfego intenso é mais favorável, mas lembre-se de que os freios da moto devem estar em perfeitas condições para evitar acidentes de percurso!

2. Observe as condições dos pneus

Um dos maiores cuidados com a moto é em relação às condições dos pneus. Um pneu “careca”, seja em pista molhada ou com resíduos de areia, poderá ocasionar um deslize de proporções catastróficas para seu condutor.

Observe se os sulcos do pneu já alcançaram o limite demarcado pelo fabricante e se a data de validade impressa na lateral do pneu ainda está no prazo. Cuidados simples podem fazer a diferença em sua condução e ainda salvar a sua vida.

3. Fique atento ao funcionamento do motor

Uma coisa muito comum observado pelos condutores de motocicleta é o barulho emitido pelo motor de suas motos. Qualquer ruído diferente já deixa seu proprietário preocupado. Motor sujo de óleo também é muito preocupante.

Verifique se há vazamentos de quaisquer tipos de fluídos. Mantendo o motor sempre limpo, fica mais fácil identificar esse tipo de problema. Caso note um ruído diferente no motor, durante seu funcionamento, procure logo um mecânico de sua confiança.

4. Analise a parte elétrica

Farol, luz de freio, setas, buzinas e ignição; o sistema elétrico das motos deve estar em perfeitas condições de funcionamento para garantir a segurança de seu condutor no trânsito. Verificar tudo isso antes de sair de casa é uma maneira segura de pilotagem.

Caso o farol ou as lanternas estejam apagados, verifique se as lâmpadas não estão queimadas. Acione as setas para ter certeza de que estão funcionando, assim como a buzina. Se a moto começar a falhar durante a ignição, procure uma autoelétrica para resolver seu problema. Lembre-se de que a falta de luz de freio é infração e compromete sua segurança no trânsito.

5. Veja as condições da bateria

Quando falamos sobre cuidados com a moto, não podemos deixar de lado esse importantíssimo item — a bateria. Escolher uma boa marca com credibilidade no mercado poderá lhe dar maior confiança sobre o seu funcionamento, mas observe a indicação descrita no manual do veículo antes de comprar.

A amperagem deve obedecer a indicação do fabricante para garantir o melhor desempenho das funções elétricas da sua moto. Verifique sempre se os polos da bateria não estão juntando azinhavre, pois esse efeito é resultado da corrosão de cobre ou latão, podendo prejudicar seu funcionamento.

Como vimos neste artigo, é imprescindível realizar a manutenção preventiva e observar os itens de segurança e funcionalidade de sua moto. Lembre-se de que a sua segurança e bem-estar precisam estar em primeiro lugar, por isso, os cuidados com a moto são essenciais para garantir uma passeio ou viagem tranquila.

Gostou deste artigo? Siga-nos nas redes sociais (Motoasa Concessionária e Motoasa Consórcio) e fique por dentro de mais novidades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *