5 cuidados que devem ser tomados na hora de comprar uma moto semi-nova

Você sabe bem quando é a hora de trocar a sua moto por uma mais nova: já está fazendo mais visitas ao mecânico do que você gostaria e o veículo já sofreu muitos danos. Além disso, você sente que as condições financeiras são favoráveis. Só quem é motociclista sabe o prazer que comprar uma moto pode proporcionar.

Se você vai trocar a sua usada por uma seminova, deve prestar atenção a alguns detalhes. Afinal, a sua moto já está velhinha e você conhece os defeitos dela. Adquirir um veículo usado requer uma verificação minuciosa dos documentos e da mecânica. Assim, você evita ter problemas com a moto nova.

Para ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas imbatíveis para você comprar uma moto seminova sem dores de cabeça. Boa leitura!

1. Decida se vai comprar uma moto à vista ou a prazo

A situação financeira está melhorando e você tomou a decisão: vai trocar de moto. Mas, o que é melhor? Comprar à vista, financiar ou fazer um consórcio? Tudo depende de quanto você tem no banco e de qual a sua pressa.

Se você tem o dinheiro total na mão para comprar uma nova, não tenha dúvidas: compre à vista, pois a chance de conseguir bons descontos é muito maior. Se vai precisar emprestar parte do valor, tente fazer um consórcio. Você gasta menos com taxas e evita os juros. Mas, se precisa da moto imediatamente, o melhor é buscar financiamento.

2. Escolha uma loja de confiança antes da compra

Principalmente se a compra for de uma moto seminova, você deve procurar uma loja de confiança, que tenha credibilidade e, de preferência, que seja conhecida no mercado. Você pode conversar com amigos que também tenham comprado uma moto para que contem suas experiências ou pesquisar junto a órgãos de defesa do consumidor.

Outra dica é fazer uma busca na internet. Há sites de reclamação de consumidores que podem ter informações sobre a empresa escolhida, como o Reclame Aqui. Além disso, você pode procurar mais dados nas redes sociais.

3. Verifique se a documentação está em dia

Com a moto escolhida, é hora de checar cuidadosamente a documentação. Verifique se o número do chassi não está alterado ou se apresenta marcas. Moto com chassi adulterado é dor de cabeça na certa, fique longe!

Você deve pegar o número do Renavam — Registro Nacional de Veículos Automotores — e consultar no Detran do seu Estado se todos os impostos e taxas foram pagos em dia.

Entre eles, veja se está tudo certo com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Seguro Obrigatório (DPVAT) e do Certificado de Registro e do Licenciamento do Veículo (CRLV). Por fim, veja se a moto não está registrada no cadastro de veículos roubados (CNVR).

4. Leve a moto a um mecânico de confiança

Por mais que você seja um bom conhecedor do assunto, ao comprar uma moto sempre é bom contar com a ajuda de um mecânico de confiança para verificar se está tudo bem com o veículo. Veja algumas dicas:

  • ligue a moto e veja se há sons estranhos vindos do motor;
  • cheque se há vazamento ou óleo queimado;
  • não compre a moto se houver fumaça branca saindo do motor;
  • circule alguns quilômetros e veja se ela é estável;
  • teste bem os freios da moto;
  • veja se há sinais de queda, como pintura trincada e amassados no para-lamas ou no tanque;
  • peça ao mecânico para ver as condições da parte elétrica e peças do motor.

5. Avalie bem o preço de mercado

Para finalizar, antes de comprar uma moto sempre faça uma pesquisa de mercado para ver se o preço que está pagando pelo veículo é justo. Além disso, valores muito baixos costumam acender um sinal de alerta: o veículo pode ser roubado, pode estar danificado ou pode ser uma tentativa de golpe.

Lembre-se: ao comprar uma moto seminova a transferência da documentação deve ser feita, no máximo, em 30 dias. A data que vale é a que consta no recibo de compra e venda.

Se gostou deste post e conhece mais alguém que queira trocar de moto, compartilhe em suas redes sociais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *