Afinal, quando é importante que o alinhamento de moto seja feito?

Você anda sentindo o guidão da sua moto endurecido? Sente que ela oscila e desequilibra em alguns momentos? O pneu está mais desgastado de um lado do que do outro? Esses sintomas podem ser perigosos e estão relacionados a um procedimento importante: o alinhamento de moto.

Pensou que apenas os carros precisavam de balanceamento e alinhamento? Estava enganado! O alinhamento de motos é extremamente importante para garantir a sua segurança e a estabilidade do veículo. Leia mais sobre o assunto neste artigo e inclua já esse item na sua manutenção preventiva!

Por que o balanceamento e alinhamento de moto são importantes?

A incidência de tombos e de acidentes com a sua motocicleta pode aumentar se você não realizar esses procedimentos. Para o alinhamento, não há uma periodicidade exata em que será necessário levar o veículo a um especialista. Tudo vai depender do uso, da sua manutenção e se você sentir que a moto está passando por alguns problemas.

Para fazer o balanceamento, o mercado oferece dois tipos de procedimentos:

Balanceamento estático

Esse é o mais comum oferecido pelas oficinas. Tudo é feito de forma manual, sem assistência de um computador. Nem sempre haverá precisão, nesse caso, na hora de apertar o raio, colar os contrapesos ou detectar anomalias no aro da roda.

Balanceamento computadorizado ou dinâmico

Você já deve ter visto algo semelhante ao levar a sua moto para fazer a manutenção preventiva, quando é usado o scanner para a detecção de problemas. Nesse tipo de balanceamento, é o computador que indica, com precisão, se é necessário contrabalancear o peso das rodas. O trabalho é feito com mais exatidão e menos riscos de falhas no sistema.

Como saber se preciso fazer o alinhamento?

O ideal é que você faça a checagem todas as vezes que levar sua motocicleta ao mecânico para fazer a manutenção preventiva. Mas, há algumas situações no dia a dia que podem levar você a encontrar sinais de que precisa verificar o balanceamento e alinhamento de moto. Se o veículo sofrer uma batida, por exemplo, certamente terá de passar pelo procedimento.

Se a moto estiver desalinhada, você também pode perceber que os pneus passam a ficar mais desgastados apenas de um lado. O alinhamento pode ser, também, a causa do desequilíbrio da sua motocicleta ao circular pela cidade, sem que haja outro motivo aparente. Veja quais são as principais situações em que o alinhamento deve ser feito:

  • a cada troca de pneus;
  • se os pneus apresentarem desgaste;
  • quando houver vibração da moto;
  • se o guidão estiver duro;
  • quando a moto desviar e puxar para o lado.

É importante que você saiba que o alinhamento e balanceamento devem ser feitos por concessionárias autorizadas. Isso porque o equipamento utilizado para fazer esses procedimentos deve estar em perfeitas condições para verificar com precisão quais são os problemas que devem ser resolvidos. Além disso, na concessionária você encontrará profissionais especializados e tem garantia de qualidade no serviço prestado.

Se você gosta de motociclismo, certamente tem muitos amigos que também têm motos. Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que todos vocês andem em segurança!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *