Como pilotar moto na chuva com segurança?

Quem trabalha diariamente, viaja regularmente ou gosta de estar sempre passeando sobre duas rodas está sujeito a pilotar moto na chuva uma hora ou outra, certo? Seja você um motociclista iniciante seja experiente, é preciso redobrar a segurança e a atenção em momentos como esse para evitar imprevistos e quedas desnecessárias.

É por esse motivo que separamos 4 dicas fundamentais para você se prevenir e lembrar quando estiver guiando na chuva. Quer saber quais são elas? Então continue lendo este artigo!

Utilize equipamentos apropriados

Um capacete em boas condições é sempre importante, então procure manter sua viseira limpa e sem riscos para que sua visão não fique ainda mais prejudicada na chuva. Além disso, procure usar roupas impermeáveis se for sair na chuva ou se a previsão do tempo a indicar. Ainda que a situação não seja as apontadas, carregue sempre uma capa de chuva para as emergências!

Roupas claras e reflexivas também são recomendadas, principalmente durante a noite, ou no fim de tarde, quando a luz do dia está fraca e a visibilidade dos demais motoristas fica comprometida.

Evite poças e enchentes

Com o asfalto molhado, o risco de que os perigos estejam camuflados é muito maior. Por baixo das poças podem estar escondidos buracos grandes, ou você pode aquaplanar. As marcações feitas no chão, como faixas para pedestres, também ficam mais escorregadias. Então, procure estar com o pneu sempre em contato com o asfalto para que você consiga ver por onde está transitando.

Caso seu caminho normal costume ter muitos buracos, talvez seja o caso de procurar um trajeto alternativo. Mesmo que você fique mais tempo no trânsito, o importante é garantir a condução da moto em vias seguras.

Tenha cautela

Durante a chuva, você deve andar com uma velocidade reduzida para evitar fazer movimentos bruscos. Lembre-se de que sua visão, equilíbrio e aderência à pista estão comprometidos. Na estrada, o cuidado deve ser multiplicado, pois em alta velocidade os perigos se intensificam. Portanto, não é hora de ter pressa!

Dirija de maneira defensiva, com atenção redobrada, sempre sinalizando com antecedência o que vai fazer para que todos lhe vejam. Também mantenha distância dos carros à frente, pois eles podem ser pegos de surpresa, e você precisa ter uma margem de segurança para poder frear a tempo, caso seja necessário.

Verifique os pneus regularmente

Outro ponto importante é cuidar da manutenção da moto como um todo, e os pneus são parte bem importante, já que estão em contato direto com o solo, e uma das suas funções principais é drenar a água.

Se estiverem gastos demais, os sulcos do pneu não farão seu papel, aumentando o risco de queda nos dias chuvosos. Além deles precisarem estar num bom estado, a calibragem também deve ser a recomendada pelo fabricante. Você pode conferir a pressão ideal no manual de instruções.

Agora que você já sabe como se manter seguro para pilotar moto na chuva, já pode dar a partida! Mas lembre-se: a pressa é inimiga do motociclista!

Gostou de nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos sobre segurança e universo dos motociclistas! Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *