Comparativo: CB 650F x CBR 650F

Com um motor mais potente, nova suspensão dianteira, iluminação em LED e novo figurino, a naked CB 650f e a carenada CBR 650F ganharam esportividade.

Em 2014, a Honda havia encerrado a produção de sua CB 600F — a popular Hornet — e então mudou o foco da sua substituta, a naked CB 650F, para um conjunto mais amigável, com mais torque e menos potência, conservando o icônico motor de quatro cilindros em linha, mas acrescentando 50 cm3 a mais.

A versão 2018 da CB 650F, trouxe mais esportividade, trazendo de volta parte da agressividade, sem deixar de lado a versatilidade, também adotada na CBR 650F, com carenagem esportiva e mesmo conjunto mecânico.

Sobre o Motor

As alterações que proporcionaram a maior esportividade começam no motor de quatro cilindros em linha, com 649 cilindradas. Ganharam nova caixa de filtro de ar, com dutos mais largos, mapeamento eletrônico aperfeiçoado e novo escape com fluxo mais livre, que também calibrou o inconfundível som afinado do propulsor.

As modificações acrescentaram 1,5 cv de potência, que passou para 88,5 cv a 11 mil rpm, mantendo o torque em 6,22 kgfm a 8.000 rpm. Para completar, há uma nova relação de câmbio entre a segunda e a quinta marchas, agora mais curtas, que permite acelerações mais vigorosas.

Suspensão e rodas

A suspensão dianteira usa garfo Showa de 41 mm de diâmetro e a suspensão traseira conta com uma balança assimétrica de alumínio. E os freios com ABS contam com discos de 320 mm na dianteira e 240 mm na traseira.

As invocadas rodas de alumínio pintadas de preto têm seis raios duplos e calçam pneus com medidas 120/70-ZR17 na dianteira e medidas 180/55-ZR17 na traseira. Além de contar com assento em dois níveis, as motos são equipadas ainda com painel digital iluminado por LED,  sistema antifurto e garantia de três anos.

Diferença base entre CB 650F e CB 650F

Utilizando a mesma base, CB 650F e CBR 650F são de diferentes segmentos. A CB 650F é uma naked e não tem tantas carenagens, além de uma ergonomia mais relaxada para o piloto. Pode vir tanto na opção laranja, vermelho (disponível para os dois modelos) ou em preto perolizado (disponível apenas para a naked).

Ao contrário de sua irmã, a CBR possui características mais voltadas ao esportivo, com uma carenagem cobrindo o motor e posicionamento levemente mais agressivo para o motociclista.

CB 650F
CBR 650F

E então, qual é mais indicada?

Apesar de muito semelhantes, como já dissemos, elas possuem estilos diferentes. Se você tem o perfil de rodar mais dentro da cidade e o uso da sua moto será mais urbano, a melhor indicada é a CB 650F. A CBR costuma agradar mais por sua carenagem possuir um design bem agressivo e atrativo, mas a postura do piloto é mais baixa e não recomendada para o uso diário, mas é ideal para quem gosta de se aventurar e explorar o potencial esportivo que ela têm a oferecer.

Independente de qual seja o seu estilo, as duas oferecem força e design para ninguém botar defeito. Gostou do post? Confira também tudo o que você precisa saber sobre as motos de Alta Cilindrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *