Conheça 5 maneiras de evitar acidentes de moto em estradas

O alto índice de acidentes de moto em estradas está diretamente ligado ao fato de esse veículo ser mais leve e rápido, proporcionando maior desenvoltura para quem o conduz. Mas, apesar de sua vulnerabilidade, cabe ao condutor pilotar com segurança e de modo defensivo.

Simples atitudes podem transformar seu dia a dia no trânsito, trazendo mais segurança a você e aos outros motoristas. Pensando nisso, o post de hoje traz cinco dicas para ajudar a evitar acidentes na estrada. Vem com a gente!

1. Faça uma inspeção diária

Antes de sair com sua moto, é fundamental realizar uma inspeção em determinados itens, como os pneus, os faróis e as lanternas. Mesmo que você tenha utilizado a moto no dia anterior e, ao estacionar, todos os itens estavam em ordem, um pequeno furo no pneu, a princípio imperceptível, pode murchá-lo em poucas horas.

A constante trepidação ou infiltração de água, seja da chuva ou resultado de uma lavagem, pode prejudicar o funcionamento das lâmpadas. A utilização dos faróis, mesmo durante o dia, além de ser obrigatória, é essencial para deixar você mais visível para os outros motoristas, diminuindo, assim, as chances de colisão.

2. Evite altas velocidades

A sensação de liberdade é um sentimento que acende no condutor logo que ouve o som do motor de sua moto. Porém, o que não pode acontecer é permitir que a liberdade vire imprudência. Quem opta por uma moto como meio de transporte busca, além de economia, praticidade para conduzir e, é claro, velocidade.

A prudência é a melhor companheira de todo condutor. Evite, portanto, o excesso de velocidade, respeite a sinalização e as faixas de pedestre. Lembre que no trânsito há sempre mais de uma vida sob sua responsabilidade, e você não quer ferir, muito menos ser ferido.

3. Use equipamentos de segurança

Mesmo sendo um item obrigatório, é comum vermos motociclistas usando o capacete como pulseiras ou braceletes. Por maior que seja sua confiança quanto às suas habilidades no trânsito, tenha sempre em mente que você não será o único utilizando uma via, sendo assim, deve pensar nos outros motoristas também.

Para garantir sua integridade física, não meça esforços. Hoje, no mercado, há uma grande variedade de itens que ajudam a aumentar sua segurança, como luvas, calçados com fechamento acima dos tornozelos, calças e jaquetas especiais com proteção para os ombros, punhos e costas, que diminuem o atrito e podem evitar lesões decorrentes de uma queda.

4. Fique atento às condições das estradas

Quem nunca notou o aparecimento de buraco em uma estrada após a chuva? As condições das estradas podem se alterar rapidamente, seja devido ao clima, ao excesso de veículos, a manutenções na pista ou até mesmo após um acidente em que detritos diversos podem permanecer na via.

Pesquisas indicam que grande parte dos acidentes de trânsito acontece próximo à residência ou ao local de trabalho dos envolvidos, pois, por conhecer a região, o condutor acaba relaxando e tendo sua atenção diminuída. E é exatamente aí que mora o perigo, portanto, mantenha-se sempre atento às condições das vias e estradas.

5. Mantenha a moto sempre em boas condições

Por causa da correria do cotidiano, muitas vezes, nos esquecemos de tarefas importantíssimas, como realizar a manutenção da moto. Itens como freios, correntes, amortecedores e o próprio motor precisam de atenção adequada, assim como o nível e a qualidade do combustível.

Não se esqueça de verificar o óleo e os fluidos, para não prejudicar o funcionamento das peças e evitar acidentes de moto em estradas. Uma falha mecânica, por mais simples e inocente que possa parecer, em uma via movimentada e de alta velocidade, pode trazer consequências irreversíveis, por isso fique atento às revisões e troque as peças sempre que for necessário.

Curtiu as dicas de hoje? Então curta também nossa página no Facebook!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *