Conheça os 4 equipamentos essenciais para andar de moto com segurança

Quem anda de moto todos os dias, não pode arriscar: a segurança deve ser levada a sério a cada trecho rodado sobre duas rodas. Por mais que você seja habilidoso e tenha todo o cuidado necessário, aplicando os conceitos da direção defensiva, nada disso vale se não tiver os equipamentos de moto adequados para garantir a sua integridade física.

Alguns deles — como o capacete, por exemplo — são mais óbvios e exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Outros vão ajudar a proteger sua pele, ossos e órgãos internos, desde as quedas mais simples até nos casos de acidentes mais graves.

Afinal, ninguém está livre de se encontrar com motoristas imprudentes no trânsito, certo? Então, fique atento à lista dos equipamentos essenciais para a sua segurança, que separamos neste post!

1. Capacete de qualidade

Você pode até achar mais bonito ou confortável usar um capacete aberto, apenas com a proteção de uma viseira. Mas para proteger a sua cabeça, de verdade, ele não tem muita utilidade. Imagine a cena: você derrapa em uma poça com óleo e não consegue segurar a moto: a nuca está protegida, mas como escapar de bater com o rosto no asfalto se o seu capacete estiver aberto?

Prefira os modelos que cobrem toda a cabeça, que não fiquem soltos e se ajustem bem para que não haja chance de voar em uma colisão. Procure capacetes feitos em plástico injetado — que são a maioria — ou aqueles mais resistentes e leves, feitos em microfibras.

E lembre-se: pilotar sem capacete vai render uma multa de quase R$ 300,00, mais pontos na Carteira de Habilitação e suspensão do direito de dirigir. Vale também para o passageiro!

2. Luvas de segurança

Suas mãos são muito importantes para serem negligenciadas. Portanto, não se esqueça de protegê-las quando estiver sobre duas rodas. As luvas para motociclistas precisam ser resistentes o suficiente para proteger contra chuva, quedas e até contra objetos que possam bater nas suas mãos.

Além disso, o frio pode tirar a sensibilidade dos seus dedos e atrapalhar seus movimentos para pilotar a moto.

3. Calçados apropriados

Sandálias, chinelos e até descalços! Quem nunca viu alguém andar, assim, de moto na cidade? O perigo nessa situação é semelhante ao de quem não usa as luvas. Os calçados mais adequados são bem fechados, preferencialmente, de cano longo e sem cadarços. Se preferir usar tênis, procure modelos feitos com materiais resistentes e reforçados.

4. Jaqueta protetora

Conhece equipamentos de moto mais populares do que as jaquetas? Esse item, que ajuda a manter o seu visual bacana o tempo todo, protege você contra o vento — mesmo se não for no inverno. Algumas são feitas com materiais apropriados para que você não passe calor, mas mantenha a segurança.

Claro, elas também defendem seu corpo nas quedas, evitando ferimentos mais graves ao arrastar a pele no asfalto. Portanto, não se esqueça disso ao sair de casa sem a jaqueta a tiracolo.

Quem sai muito à noite, ainda tem equipamentos de moto a mais para se preocupar: faixas refletivas são importantes para que os demais motoristas tenham mais visibilidade. Elas podem ser colocadas no capacete, na jaqueta e no baú, caso seu veículo tenha um.

Gostou das nossas dicas sobre os itens essenciais para pilotar sua moto com segurança? Então, siga nossas páginas da concessionária e do consórcio!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *