Entenda a diferença entre os freios CBS e ABS

É muito comum que na hora de decidir entre qual moto levar para casa apareça a dúvida: qual é a diferença entre os freios ABS e CBS? Ambos são sistemas de auxílio nas frenagens, mas cada um deles possui seu próprio propósito.

Sem dúvidas, o papel de ambos na segurança do motociclista é fundamental, por esse motivo, antes de tomar qualquer decisão, você deve conhecer muito bem para que serve cada uma e suas diferenças. Dê a partida e bora para o texto!

Afinal, quais são as diferenças?

Para saber qual dos dois tipos atendem melhor sua necessidade, vamos conferir alguns pontos de destaque em cada dos dois modelos. Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, em 2014 fez com que fosse obrigatório o uso de um dos dois itens, então preste bastante atenção às dicas.

ABS

O Sistema de Antitravamento dos Freios (Anti-lock Braking System, do inglês) nas motos servem como um sistema capaz de evitar que as rodas sejam bloqueadas numa freada mais brusca.

Dessa maneira, o sistema consegue evitar que sua moto derrape com uma ou mais rodas e perca o controle. Além disso, também é possível mudar a direção mesmo em uma freada de emergência, o que torna bem mais fácil as manobras evasivas, como desviar de obstáculos e evitar acidentes.

CBS

Já o CBS, sigla em inglês para “Combined Braking System” (Sistema de freios combinados), possui um preço mais acessível e diferente do ABS. Os freios padrão, contam com acionadores independentes para frear a roda dianteira (manete direito) e a traseira (pedal), com o CBS é possível dividir a força da frenagem entre os dois eixos.

Esse sistema foi criado para resolver um problema comum entre motociclistas iniciantes: o mau hábito de usar somente o freio traseiro. O ideal é acionar os dois, sempre, pois a maior força de frenagem está na dianteira. Além disso, sempre há o risco de causar problemas a sua moto, utilizando somente o freio dianteiro ou apenas o traseiro você pode forçar demais uma única região da moto, desgastando as peças mais rapidamente.

Esse acionamento combinado que é proposto pelo modelo CBS, acontece de maneira progressiva. É preciso pressionar o pedal com força, utilizando todo seu curso, para ativar a ação da frenagem dianteira, caso contrário apenas o traseiro será acionado.

Qual é o melhor? Não. Qual é o mais indicado? Sim.

Apesar de um poder ter parecido melhor que o outro para você ou alguém tenha dito algo assim, saiba que não é verdade. Eles possuem objetivos diferentes, para diferentes estilos de motociclistas e motos. Ou seja, perfis completamente diferentes.

Começando pela faixa de preço, onde você encontra esses estilos de frenagens em motos com faixas de preço bastante distintas. A CBS é comum encontrarmos em modelos urbanos, como scooters e motos com baixa cilindrada.

A ABS não faz tanta diferença para quem procura uma moto para o dia a dia, fazendo do CBS o mais indicado por conta de seu preço acessível.

Escolha com sabedoria

E se o modelo CBS não for o que procura, agora você já sabe das vantagens do ABS e pode tomar essa decisão sem muitas preocupações. Além disso, sempre é bom conhecer os tipos de freio, sabia que existem quatro tipos? Então se gostou desse post, confira também os quatro tipos de moto e sua importância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *