Entenda o que é feito na revisão da moto

Não são todos os proprietários que realizam a revisão da moto periodicamente. Porém, ela é fundamental para garantir que o veículo esteja funcionando perfeitamente e que não haverá surpresas no meio do caminho.

Não importa se a sua moto é de um modelo mais novo ou mais antigo. Todas elas precisam desse cuidado, já que existe o desgaste de seus componentes e das suas peças. A troca de óleo, por exemplo, deve ser realizada no tempo certo para garantir a durabilidade do motor.

Mas, além dela, você sabe quais itens são inspecionados na hora da revisão da moto? Continue lendo este post para saber e entender qual é a importância de monitorar cada um deles frequentemente!

Óleo do motor

O óleo do motor é responsável por manter a lubrificação dos componentes do coração da sua moto. Ele tem validade, no entanto, o uso frequente do veículo faz com que ele sofra variações de temperatura que interferem em suas características originais.

Por isso, o óleo precisa ser trocado dentro do período recomendado pela montadora, que varia entre 1.000 e 10.000 km, dependendo do modelo da moto. Mas também é preciso estar atento à validade do componente e trocá-lo mesmo que o veículo não tenha sido utilizado nem atingido o limite máximo de quilômetros rodados.

Relação

A relação da moto é composta pela coroa, corrente e pinhão, que sofrem grande atrito com o movimento do veículo e em função da sujeira. O metal sofre agressões e com o tempo fica desgastado, o que interfere no consumo de combustível e compromete a segurança do motociclista.

O ideal é que esse conjunto seja trocado sempre que houver esse desgaste em um ou mais componentes. Mas o que favorece muito a durabilidade de todo o conjunto é a lubrificação constante.

Freios

O sistema de freios é mais um item muito importante verificado durante a revisão da moto. Nesse momento é observado se há um desgaste dos componentes ou se é preciso realizar ajustes de altura.

Quando necessária a manutenção, as intervenções possibilitam que a frenagem seja mais eficaz, mantendo a segurança do motociclista e das demais pessoas no caso de uma parada brusca.

Carburador

O carburador da moto também precisa ser verificado e avaliado durante a revisão. De um modo geral, a manutenção necessária é somente a limpeza dessa peça, em função de resíduos que se acumulam por causa de impurezas mais comumente encontradas no combustível.

Porém, alguns sinais podem evidenciar a necessidade de fazer ajustes na entrada de ar ou de combustível. Embora não seja tão frequente, essa condição pode fazer a moto perder um pouco de potência e ainda aumentar o seu consumo.

Pneus

No caso dos pneus, durante a revisão da moto é verificado se eles estão desgastados, ressecados ou se precisam ser calibrados. O proprietário pode fazer essa avaliação e, na verdade, ela é muito importante para todas as vezes que ele for sair com seu veículo. De toda forma, o mecânico também faz essa inspeção.

Sistema elétrico

O sistema elétrico da moto também passa por uma revisão, porém, um pouco mais simples. Ela é feita apenas para analisar se todas as luzes estão funcionando, bem como os instrumentos do painel.

Manutenções são realizadas apenas se for identificado algum problema ou irregularidade. Nesse caso, pode ser preciso somente trocar uma lâmpada ou fusível, porque problemas com a fiação não são rotineiros.

Outros itens e componentes também podem ser avaliados durante a revisão, conforme os problemas relatados pelo proprietário. Quando a moto não está dando sinais de defeitos, esses são os itens básicos inspecionados.

Note que a revisão da moto não é complicada e também não é cara, porém, ela é fundamental para garantir que a sua máquina funcione perfeitamente. Mas opte por uma boa oficina ou concessionária, porque assim, além de não lhe deixar na mão, a moto também será conservada, evitando que complicações maiores venham trazer gastos desnecessários.

Continue aprendendo como cuidar bem da sua moto para conservar o seu veículo. Assine nossa newsletter e receba dicas e informações em primeira mão.

5 comments

    1. Não está explícito, mas muitos itens do texto envolvem cuidados com o motor. Cada item, como a troca de óleo, por exemplo, se feito regularmente, evita problemas no motor.

  1. Olá
    boa noite!
    Minha moto (NX FALCON 2000), apresentou uns problemas na parte elétrica, o RELE de start começou a fazer barulho quando eu dava na partida e a moto não ligava ”não estava indo energia o suficiente para girar o motor de arranque”, e logo em seguida, depois de dar um tranco nela, eu andei normalmente e o farol e as setas começarão a ficar bem fracos , não apresentava luz o suficiente para iluminação, minha suposição é que seja o retificador de energia da moto.
    Quais são as suas opinioens e como vcs poderiam me ajudar?….

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *