Financiamento ou consórcio: descubra como comprar a sua moto

Você tem uma moto, mas sabe que já está chegando a hora de trocá-la por uma mais nova. Com todas as despesas do dia a dia e a necessidade de poupar para a realização de outros sonhos, pagar à vista não é uma opção. Então o que escolher, nesse caso, para a nova aquisição: financiamento ou consórcio?

Para fazer essa escolha, você deve levar em conta alguns critérios. Um dos principais é quanto você tem disponível para pagar as parcelas mensais. O outro tem a ver com a urgência que você tem em comprar essa moto nova.

Quer uma ajuda para tomar essa decisão? Separamos, neste post, algumas informações sobre as duas modalidades. Continue a leitura e faça a melhor escolha!

Saiba as diferenças entre financiamento ou consórcio

Quer se acostumar a poupar dinheiro e gastar menos? O consórcio pode ser a melhor opção. Isso porque essa modalidade tende a ser mais barata que os financiamentos, por não ter taxas mensais de juros. No entanto, essa não é a única diferença entre eles.

Financiamento

No financiamento, a instituição financeira emprestará todo o valor pedido à vista e você poderá fazer a compra imediatamente. Mas, para liberar o crédito, os bancos pedem uma lista imensa de documentos e exigências como garantia de que você não será inadimplente.

Aliás, o atraso ou a falta de pagamento das parcelas são alguns dos motivos para que o financiamento seja tão caro. As taxas de juros mensais são cobradas para cobrir esses “furos” e costumam ser altas.

Além disso, nos financiamentos, normalmente, você deve dar um valor de entrada para adquirir o bem.

Consórcio

Nos consórcios, um grupo de pessoas é criado para o financiamento de um bem do mesmo valor. Assim, são pagas, para a administradora do consórcio, parcelas mensais. Você não recebe o valor do bem imediatamente, como nos financiamentos. Isso ocorre por meio de sorteio ou se você oferta o maior lance nas assembleias feitas todos os meses.

Caso não seja sorteado ou não tenha o dinheiro para oferecer um lance vencedor, você será contemplado com a carta de crédito quando quitar todas as parcelas. Os consórcios, normalmente, têm prazos menores do que os financiamentos.

Entenda que taxa de administração é diferente de juros

Como mencionamos acima, uma das diferenças entre financiamento e consórcio está na cobrança ou não de taxas de juros. No consórcio, é cobrada uma taxa de administração em cada parcela e não juros, como ocorre nos empréstimos.

Na hora de escolher entre financiamento ou consórcio, uma das principais coisas a que você deve estar atento é a comparação entre a taxa de juros e a taxa administrativa. As duas fazem o valor final de quitação ficar maior do que o pedido, mas as taxas de consórcio costumam ser bem menores.

Conheça os critérios para a contemplação do consórcio

Você já viu que, ao escolher o consórcio, não receberá o dinheiro imediatamente e que existem alguns critérios para a contemplação da carta de crédito. Vamos detalhar como funcionam.

Sorteio

Mensalmente, a administradora do consórcio realiza assembleias, que podem ser abertas ao público. Então, todos os integrantes que estiverem em dia com as prestações do consórcio participam do sorteio.

Lance

Caso tenha dinheiro para quitar uma quantidade de parcelas do consórcio antecipadamente e queira receber a carta de crédito mais rapidamente, você pode tentar dar um lance na assembleia mensal. Vence a disputa quem oferecer a maior quantidade possível de prestações.

Fim do pagamento

Caso não seja sorteado e nem queira ou possa dar um lance nas assembleias mensais, você pode pagar suas prestações e ser contemplado com a carta de crédito assim que quitar a sua dívida.

Com as taxas de juros cada vez mais altas, podemos perceber que o uso do consórcio para a compra de um bem pode ser a opção mais segura para economizar e aprender a controlar os gastos.

E então, decidiu? Financiamento ou consórcio? Agora que você conhece as alternativas, continue conosco e descubra de vez como funciona um consórcio de moto. Boa leitura!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *