Manutenção de moto: 7 dicas indispensáveis

A moto é o veículo ideal para o transporte rápido e simplificado. O que explica o motivo de tantas pessoas optarem pela companheira de duas rodas. No entanto, poucos sabem o que é precisa para fazer uma manutenção de moto.

Para que você saiba como cuidar da sua moto ou então ver que vale a pena adquirir uma, trouxemos uma lista com 10 dicas fundamentais sobre manutenção de motos. Boa leitura!

1- Lubrifique os cabos de freio

Para apagar qualquer chance de acidente, deve-se lubrificar os cabos de freio, embreagem e acelerador para que eles não se rompam. Além disso, fique atento para que estejam sempre regulados corretamente.

Vale lembrar a importância de verificar também os cabos das velas, porque sua oxidação pode gerar problemas ao rendimento e ao consumo da moto.

2- Cuidados com a bateria

Hoje a maioria das motos já possuem uma bateria que não requer manutenções nem têm a necessidade de completar água.

Sua bateria é diferente e requer que a água seja completada? Nesse caso, retire-a e, utilizando as ferramentas corretas, localize a bateria conforte indica o manual, remova e retire as tampas para completar com água destilada. Jamais use água comum, pois ela possui componentes que aceleram a corrosão da bateria, diminuindo sua vida útil e se tornando uma dor de cabeça no futuro.

3- De olho nas correntes

A corrente é um item tão indispensável, que negligenciar sua manutenção e deixá-la folgada pode até mesmo causar um acidente. Por isso, nunca deixe de lubrificar e regular a corrente de sua moto.

Você mesmo pode fazer uma breve análise sobre a situação da corrente todos os dias antes de sair, mas o ideal é que você solicite ao mecânico que verifique a cada troca de óleo. Para fazer essa verificação, procure no manual e veja quais são os centímetros de folga permitidos para o modelo da sua moto.

4- Atenção especial aos freios

Nem precisamos falar o tamanho da importância dos freios, não é? Isso porque eles são um dos itens principais de qualquer veículo e sua verificação deve ser constante. Freios a disco podem ter seu desgaste analisado a olho nu, sem muito trabalho, mas os freios a tambor precisam ser removidos para serem analisados com cuidado.

É interessante saber que os freios a tambor com lonas costumam apresentar ruído. Para evitar que isso aconteça, basta pegar uma lixa para desgastar as partes que se sobressaem e verificar a elasticidade das molas.

Nas lonas é possível verificar o desgaste através de uma seta. Para evitar problemas, é preciso fazer a regulagem. Já os freios a disco requerem a troca do fluido de freio, que geralmente ocorre de dois em dois anos.

Como dissemos anteriormente, os freios são muito importantes, então lembre-se que pastilhas de freio desgastadas comprometem os discos, tornando a frenagem mais difícil e, portanto, mais fácil de causar acidentes.

5- Troque ou limpe os filtros de ar

O filtro do ar é quem filtra as impurezas contidas na estrada ou cidade, impedindo que elas entrem no motor. Apesar de alguns filtros serem descartáveis, outros ainda podem ser utilizados após remoção e limpeza.

Você pode descobrir qual é o tipo de filtro de ar que sua moto utiliza olhando no manual. Se precisar lavar, água e detergente líquido neutro são suficientes.

6- Troca de óleo

Para evitar problemas com a moto, recomendamos identificar no manual, de quanto em quanto tempo o óleo do motor deve ser substituído. Um ponto positivo é que o óleo do motor, na maioria das motos, também contribui para a lubrificação do câmbio.

Se você usa bastante sua moto (como no caso dos motoboys, por exemplo), deve-se analisar a condição de uso severo, que, muitas vezes, pode diminuir o tempo de troca do óleo do motor pela metade.

Um óleo de boa qualidade garante mais durabilidade ao motor. Não sabe qual óleo deve usar? Tranquilo, o manual já especifica qual deve ser usado.

O óleo deve ser lubrificado com frequência, de preferência a cada 200km, analisando se o nível está entre o mínimo e o máximo. Apenas e unicamente verifique o óleo quando o motor estiver frio.

Recomenda-se também troca o filtro de óleo cada vez quer substituir o óleo, porque ele pode armazenar óleo queimado e sujo. Assim, essa impureza não se mistura ao novo óleo.

7. Analise os pneus

Um pneu careca pode causar um grande acidente. Já um pneu furado fará com que você tenha que carregar a moto até uma oficina para trocá-lo. Nesse ponto, a moto tem uma desvantagem, já que não existe estepe.

Assim, é preferível que você confira a calibragem toda semana, toda vez que abastecer e a cada troca de óleo se ele for um pneu sem câmara.

Você também deve verificar os sulcos do pneu, sem chegar ao limite, porque isso pode causar problemas, especialmente em dias chuvosos.

A dica é calibrar os pneus quando eles estão frios, porque, em contato com o solo, a máquina identifica uma pressão mais alta. Por isso, o melhor é ir a um posto próximo para que eles não esquentem muito, calibrando o necessário.

Por fim, deve-se analisar a validade do pneu, que geralmente é de cinco anos. Depois desse prazo, o pneu perde o grip e a chance de um acidente é maior pela falta de atrito.

Ainda não acabou

Além de todos esses itens, também é necessário verificar a vela de ignição, mas para isso, preparamos um post especialmente para esse item, onde você pode conferir de maneira mais completa todas as informações sobre essa etapa da manutenção. Então pegue seu café e confira tudo o que você precisa saber sobre velas de ignição.

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