Motos Flex: saiba tudo sobre elas

Bem populares no mercado, as Motos Flex são modernas e consideradas pelo público como principais alvos, por proporcionarem autonomia na hora da escolha do combustível.

A primeira moto Flex foi lançada pela Honda, em 2009: a CG 150 Titan. Desde então, a inclusão dessa tecnologia só vem crescendo.

Mesmo com o sucesso, algumas dúvidas podem surgir: esse tipo de moto é mesmo a melhor opção? É obrigatória a mistura de combustível? O desempenho ao abastecer com etanol é diferente de quando abastecida com gasolina?

Saiba tudo sobre o assunto neste post!

Autonomia

A primeira vantagem das motos flex é o poder de escolha, já que o motociclista pode selecionar o combustível mais econômico ou que considerar mais adequado ao momento. Com tantas variações de preços, principalmente no etanol, (influenciado pela safra da cana de açúcar e localização geográfica), isso se torna um fator importante na hora de decidir entre uma moto flex ou não.

O que permite essa adaptação ao tipo de combustível é o sistema de injeção eletrônica, o que torna essa moto muito mais moderna.

Quando usar Etanol ou Gasolina?

Imagem contendo a foto de uma mangueira de posto para abastecimento de combustível.

É muito importante considerar a situação de uso da moto para a escolha do combustível. Usando o etanol para viagens longas, sem muitas paradas, por exemplo, a temperatura do motor ficará estabilizada e mantida por mais tempo, oferecendo mais economia – claro, se o preço do etanol estiver bom.

A gasolina, no entanto, pode te ajudar a economizar tempo, quando o trajeto for longo e você quiser diminuir o número de paradas de reabastecimento. Também é mais indicada quando o clima está frio, por esquentar o motor mais rápido e ter facilidade de partida.

É obrigatória a mistura dos combustíveis?

Sim, pois não é recomendado que se use apenas um tipo de combustível na moto. As orientações para a quantidade certa de gasolina ou etanol se encontram no Manual do Proprietário do veículo, e devem ser seguidas principalmente em regiões mais frias.

É importante ressaltar que a escolha de um combustível ou outro não trará melhor desempenho ou durabilidade para a sua moto. 

E aí, qual sua opinião sobre as Motos Flex? Acredita que são a melhor opção?

Deixe seu comentário, ou dúvidas, abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *