O que você precisa saber sobre vela de ignição de moto

Sabe aquela peça indispensável para sua moto, mas que só é lembrada quando apresenta algum problema ou defeito? É o que acontece, em muitos casos, com a vela de ignição de moto, item indispensável para o bom funcionamento do motor, mas por vezes esquecido.

E você sabe qual a importância dessa peça para sua moto? E qual o tempo certo para a troca? Para que não passe por apuros durante uma viagem ou mesmo em um dia comum de trabalho, separamos algumas informações para tirar suas dúvidas sobre esse item. Vem com a gente!

Qual é a função da vela de ignição de moto?

A vela de ignição, apesar de ter uma aparência simples, é de extrema importância para o correto funcionamento da moto, pois sua função interfere diretamente no rendimento do motor.

Sua função é conduzir as voltagens elétricas até o interior da câmara de combustão, convertendo-as em faíscas que inflamarão a mistura ar/combustível. Muita tecnologia tem sido utilizada para a fabricação dessa peça que é responsável direta pelo nível de consumo de combustível e também pela quantidade de gases poluentes expelidos pelo escapamento.

Quanto tempo dura a vela de ignição?

A troca deve ser feita de acordo com o indicado no manual do proprietário, pois cada modelo tem um tempo de uso diferenciado. Alguns especialistas indicam a realização de avaliação e verificação da peça a cada 3 mil quilômetros.

Esse número varia muito dependendo do modo que a moto é utilizada, se com muita frequência ou não, em longas viagens em estradas ou dentro de cidades com trânsito intenso. Por isso, para não ter nenhum tipo de imprevisto, acompanhe o indicado pelo manual.

Como saber se é a hora certa de trocar?

A vela de ignição de moto é uma peça de desgaste natural devido às altas temperaturas e à tensão na utilização constante, por isso a importância e a necessidade de realizar a manutenção preventiva periodicamente.

A moto indica que há algo errado com a vela quando apresenta falha na ignição, dificuldades na partida, perda de potência e falhas na aceleração. Fique atento a esses sinais e procure sempre uma oficina mecânica especializada.

Qual a importância em procurar uma oficina especializada para a manutenção e troca de peças?

Como bem sabemos há uma infinidade de oficinas abertas em todas as cidades de nosso país, mas conhecer sobre suas especialidades e profissionais envolvidos requer um pouco de seu tempo e pesquisa. Por isso, procure se informar com amigos que também possuem moto como você!

É importante que essas oficinas sejam especializadas na troca de vela de ignição de moto, para evitar substituições de componentes que venham a danificar o motor do veículo assim como a qualidade dos produtos utilizados nele. Portanto, fique atento!

Está na hora de trocar a vela de ignição de sua moto? Não sabe ao certo se é a hora ou não e prefere a avaliação de um profissional especializado? Não perca mais tempo e entre em contato com a Motoasa, nossos especialistas vão tirar todas as suas dúvidas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *