TWI: saiba sua importância para a manutenção dos pneus

Você sabe quando é o momento certo de trocar os pneus da sua moto? Caso não saiba, fique tranquilo, existe um recurso bastante simples chamado TWI que pode te ajudar nisso. TWI vem de Tread Wear Indicator, que significa Indicador de Desgaste de Banda de Rodagem.

Desenvolvido pelas fabricantes de carros e motocicletas, o TWI serve para que você possa verificar se os pneus estão ou não em boas condições de uso. Mas afinal de contas, como isso funciona e como saber de fato quando é chegado a hora de trocar os pneus da sua moto?

Se quer entender melhor e evitar que sua moto fique com os pneus irregulares, basta conferir a seguir o texto que preparamos especialmente para você.

Por que se atentar aos pneus?

As motos têm somente dois pneus, o que tornam esses itens indispensáveis para garantir a sua segurança. Quando o pneu fica “careca” ele passa a representar um perigo na hora de acelerar, frear e fazer curvas.

Se estiver em um ambiente molhado, o perigo se torna ainda maior. Uma das muitas funções dos sulcos está a drenagem de água. Se os sulcos estiverem rasos, não irão drenar corretamente a água e você poderá sofrer uma queda em dias chuvosos.

Como funciona o TWI?

O TWI se tornou um controle de qualidade para que o dono da moto entenda o momento certo de realizar a troca dos pneus. Todos os pneus atualmente possuem a sigla TWI, um pedacinho de borracha alocado transversalmente entre os sulcos em diversos locais da banda de rodagem.

Assim que o filete aparecer e você perceber que está no mesmo nível da banda de rodagem, então é sinal de que chegou a hora de substituir o pneu.

Nas laterais do pneu, você pode observar os indicadores de desgaste, pois lá estará a sigla TWI. Alguns fabricantes colocam uma seta apontando para onde está a borrachinha que mostra a altura mínima de uso do pneu.

Conclusão

Chegamos ao final e agora você já sabe para que serve e como funciona o recurso TWI. Os pneus devem estar sempre em bom estado. Caso apresentem desgaste irregular ou cortes, troque de pneu mesmo se ainda estiver com a banda de rodagem normal.

Para garantir que os pneus da sua moto durem bastante, verifique a calibragem toda semana. A pressão correta a ser usada está no seu Manual do Proprietário ou adesivada na moto. E caso você leve garupa ou bagagens pesadas demais, calibre os pneus para essa situação de uso.

E, aí. Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como cuidar da sua moto? Acesse nosso post sobre quando o alinhamento deve ser feito e descubra mais uma dica valiosa para a manutenção da sua moto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *